InovASCEA reúne mais de 100 profissionais da Engenharia e Arquitetura
Evento foi realizado neste fim de semana, no Centro de Inovação de Criciúma (Crio)
Foto: Divulgação/Alfa Comunicação
Neste fim de semana, o InovASCEA mobilizou cerca de 130 pessoas no Centro de Inovação de Criciúma (Crio). O evento, criado para fomentar novos negócios em engenharia e arquitetura, foi organizado pela Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (Ascea) e contou com palestras e atividades práticas.
Palestrante do evento, o presidente do Confea, Vinícius Marchese falou sobre o "Futuro do Mercado e o Futuro Profissional". De acordo com Marchese, o país está formando poucos profissionais da área e isto deve impactar a economia.
"Enquanto o Brasil forma um engenheiro para 11 advogados e administradores, em países desenvolvidos como China e Estados Unidos, esta relação é de 3 engenheiros para cada 5 administradores e advogados", ressalta.
O presidente do Confea lembrou ainda o potencial que os profissionais de engenharia têm para liderar grandes projetos e negócios. Mas também destacou as habilidades que o mercado atual exige dos profissionais, principalmente a resiliência, o aprendizado contínuo, o trabalho em equipe e o networking.
"O sistema Confea/Crea é o ambiente ideal para que os profissionais aprimorem todas estas habilidades", destaca Vinícius.
Ideias vencedoras
Ao longo dos dois dias de InovASCEA, os participantes puderam aprender e também construir ideias de novos negócios. Com facilitação de Leandro Ogalha, um dos principais nomes da aceleração e transformação do CREA-SP, as seis equipes analisaram problemas que afetam o mercado e desenvolveram possíveis soluções.
"Foi incrível ver os profissionais reunidos, discutindo juntos soluções para problemas comuns. O InovASCEA resume que estamos buscando, novos rumos para a engenharia e a arquitetura, com muita interação entre os profissionais", afirma a presidente da Ascea, Rafaela Fabris de Souza.
A equipe vencedora foi a que criou o projeto Smart Energy Mobility, para fazer o gerenciamento de carros elétricos em condomínios de forma a não comprometer o uso de energia em outras atividades. O segundo lugar ficou para a ideia Ecoburn Solutions, criada com a intenção de zerar os aterros sanitários transformando os resíduos em energia limpa. Já o grupo que ficou em terceiro lugar criou o software chamado SEG ENG, com a finalidade de fazer a manutenção e atualização de documentos facilitando a gestão de prazos.
O InovASCEA contou com patrocínio do Crea-SC e do Confea e apoio de instituições como Satc, Unesc, CredCrea, Cder SC, Crea JR SC e CS Sistemas.