Futuro das soluções digitais pauta abertura da Feira da Inovação Unesc
Evento realizado no CRIO reuniu acadêmicos de diversos cursos
Foto: Divulgação/Unesc
A 11ª edição da Feira da Inovação Unesc foi aberta na noite dessa terça-feira (15), com a palestra O futuro das soluções digitais: simples, inteligente e sem código. O tema foi ministrado pelo professor, palestrante e especialista Léo Andrade no auditório do Centro de Inovação de Criciúma (CRIO). O evento ocorre em paralelo com a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.
“Buscamos um palestrante que é referência no assunto, falando sobre um tema super atual que trata de tecnologia, mas com uma linguagem que não necessariamente é para quem já atua na área. Percebemos que o tema ‘inovação’ hoje é muito difundido, mas é mal comunicado. As pessoas ouvem e já pensam em tecnologia ou em empreender. E a conversa de hoje pretende esclarecer inúmeras dúvidas e mitos a respeito”, destaca o agente de inovação da Unesc e coordenador da Feira, Christian Engelmann.
O palestrante Léo Andrade é professor, produtor de conteúdo e especialista em desenvolvimento de sistemas. Referência em low-code e no-code no Brasil, foi pioneiro ao criar o primeiro canal no YouTube a abordar o tema em português. Com uma carreira sólida como programador, participou de projetos em grandes empresas como Vale, Itaú, HSBC, Santander e BTG Pactual, além de acumular experiência na Europa.
“Em 2018, tive o primeiro contato com uma dessas tecnologias que reduzem a necessidade de codificação. Fiz pesquisas e percebi que ninguém falava sobre isso no YouTube. O nome dessas tecnologias é Low Code, ou seja, de pouco código, e No Code, de nenhum código. Elas são importantes porque democratizam a área de desenvolvimento de sistemas. Trazemos pessoas que não são da área de tecnologia e damos a elas o poder de desenvolverem sistemas, aplicativos, sites e software. Quem ganha com isso é a área de inovação”, explica Andrade.
A 11ª Feira da Inovação Unesc terá todas as atividades nas dependências do CRIO e ocorrerá dentro da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). A programação completa está disponível neste link.