Fiat Prêmio completa 40 anos de história no Brasil

Primeiro sedã da marca foi produzido no Brasil de 1985 a 1994

Fiat Prêmio completa 40 anos de história no Brasil

Foto: Divulgação

Icônico, moderno e revolucionário para a sua época, há 40 anos o Fiat Prêmio era lançado no mercado brasileiro. Primeiro sedã da marca, derivado da primeira geração do Uno, foi produzido no Brasil de 1985 a 1994 no Polo Automotivo de Betim (MG), e se destacou no cenário nacional.

Com DNA pioneiro da Fiat, o Prêmio foi o primeiro carro brasileiro (junto ao Uno) a oferecer computador de bordo, apresentando médias de consumo, velocidade, autonomia e outras informações no espaço que seria do conta-giros. Com uma potência considerável entre os modelos disponíveis na época, o Prêmio entregava 74,1 cv e 12,3 kgfm, na sua versão 1.5 litros, mantendo a mesma performance do Uno SX, embora o sedã fosse 134 kg mais pesado. Outro ponto forte do carro era o porta-malas: espaçoso, com capacidade de 530 litros.

O modelo chegou ao mercado com duas portas e em duas versões: a S, com motor 1.3 litro, opção de entrada, e a CS, opção mais completa com motor 1.5 litro. Em 1987, dois anos após o lançamento, o Fiat Prêmio passou por mudanças e ganhou quatro portas na versão CLS, além de itens adicionais como: ar-condicionado, vidros e travas elétricas. Em 1989, recebeu um upgrade com novo painel e motor Sevel de 1,6 litro. Já em 1991, atualizou o design frontal e, em 1992, começou a ser equipado com injeção eletrônica na versão com motor 1,5 litro.

Mais tarde, o Fiat Prêmio passou a ser fabricado na Argentina e, com o nome Duna, começou a ser exportado para outros países da América Latina, e para a Itália, onde chegou a se destacar entre os veículos mais vendidos. Em 1986, o Prêmio foi reconhecido como "Carro do Ano" pela revista Autoesporte, demonstrando o quanto foi querido no mercado nacional.

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