Credisol celebra 25 anos de apoio ao microempreendedorismo
Instituição fundada em Criciúma festejou o jubileu de prata com homenagens e ênfase na expansão alcançada nos últimos anos
Foto: Nine Roberge
Criada com o propósito de contribuir para o apoio a microempreendedores individuais, formais e informais, a Credisol completa 25 anos. A data foi comemorada pela instituição, com colaboradores diretos, franqueados e parceiros, em um evento no Centro de Eventos Rhóis, em Içara. A celebração contou com homenagens por tempo de casa e premiações por desempenho nos últimos 12 meses.
A organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), com foco em microcrédito produtivo, foi fundada em Criciúma por iniciativa do Badesc e com apoio técnico do Sebrae, envolvendo diversas entidades locais que passaram a compor seus conselhos diretor e fiscal. Ao longo de sua história, a instituição expandiu sua atuação do Sul de Santa Catarina para alcançar os atuais 550 municípios, distribuídos em 15 estados brasileiros.
“Ao longo das duas décadas e meia de história, a Credisol realizou 111 mil operações de microcrédito, totalizando R$ 666 milhões em investimentos no desenvolvimento de pequenos negócios. A instituição não tem fins lucrativos, e todos os resultados financeiros são utilizados para reinvestir na própria operação, proporcionando oportunidades a mais microempreendedores”, destaca o diretor executivo da Credisol, Júlio César Burigo.
Homenagens, premiações e novidades
A solenidade festiva foi marcada ainda por dois atos relacionados à valorização da história e das equipes. Três colaboradoras foram homenageadas por completarem 20 anos de trabalho na instituição. A Credisol também realizou a premiação anual para os agentes de crédito e assistentes com melhor desempenho, dividida nas categorias colaboradores diretos e franquias.
Durante o encontro, foi anunciada a confecção de um livro sobre a história do microcrédito no Brasil, com menção à trajetória da própria Credisol. A obra está sendo escrita pelo jornalista e escritor Carlos Stegemann. Além disso, um documentário está em produção pelo jornalista Nei Manique. Ambos os conteúdos têm o objetivo de valorizar as histórias transformadas pelo microcrédito.